símbolos de diversas profissões de saúde, foram inspirados em Asclépio, a quem foidado o poder da cura. A serpente, em amarelo, representa a prudência, a vigilância, a sabedoria, a vitalidade, o poder de regeneração e preservação da saúde. O bastão, em marrom, simboliza os segredos da vida terrena, o auxílio e suporte da assistência à saúde e o poder da ressurreição (CRFa- 1ª região). A
pena, em cor branca rajado, representa o meio de comunicação
humana mais primitiva e importante na história da civilização, desde os primórdios até a idade média. Na Idade Média, surgiu a caneta feita por uma imensa pena de pássaro, onde o bico da pena era imerso em tinta. Os primeiros livros escritos na Europa foram de bico de pena. Assim, tanto a comunicação à distância quanto os documentos e livros históricos e literários tiveram seus registros até a contemporaneidade graças à comunicação escrita à pena. O ramo de café simboliza a riqueza nacional que marcou a economia brasileira à época do Segundo Reinado e início da República (CRFa- 1ª REGIÃO)
Há divergências em relação ao primeiro símbolo utilizado pela Fonoaudiologia. De acordo com Caraciki, Cardoso e Canangia (2004), primeiro símbolo a ser usado foi o do Centro de Terapia da Palavra da Secretaria de Educação e Cultura, do antigo estado da Guanabara, o qual foiusado de1968 a 1972 e representava a preocupação dos professores que queriam auxiliar seus alunos que tinham problemas de comunicação oral e/ ou escrita.(Símbolo ao lado).
Outro símbolo importante foi usado quando houve o movimento em prol a regulamentação da profissão. O símbolo foi elaborado para caracterizar a batalha por todos os fonoaudiólogos, representando seus estados na Comissão Nacional para regulamentar a profissão do fonoaudiólogo, no período de 1979 a 1981e representava a união de todos os profissionais da área de Fonoaudiologia para libertá-la do anonimato (CARACIKI, CARDOSO e CANANGIA, 2004).
A partir de 1981 outros dois símbolos foram criados, um deles foi
empregado pelos alunos que concluíam os cursos de formação na área da Fonoaudiologia, para representar sua graduação em convites de formatura, anéis entre outros. A insígnia representava os transtornos na área da comunicação, com seus fundamentos na área da saúde e da educação (insígnia da cobra com a pena). Este mesmo símbolo que unia a saúde à educação foi acrescido à palavra “Fonoaudiologia” (CARACIKI, CARDOSO e CANANGIA, 2004).
Em 1996, houve um concurso entre os fonoaudiólogos, para a escolha de um novo símbolo da Fonoaudiologia, o mais votado foi criado pela fonoaudióloga Letícia Caldas Teixeira do estado de Minas Gerais. Com o intuito de regulamentar e uniformizar os símbolos emblemáticos, o Conselho Federal oficializou em 7 de julho de 2001, a Resolução nº 278, que trata dos símbolos emblemáticos da Fonoaudiologia.O símbolo é constituído da seguinte forma: um círculo que contém em sua parte superior o nome da profissão na cor azul royal; ao centro do círculo fica a letra "F" estilizada e a cor desta é vermelha; ao fundo e ao redor da letra "F" encontram-se duas figuras geométricas, de forma côncava, raiadas e em sua parte inferior, losangos na cor vermelha, conforme matriz à disposição na sede dos Conselhos de Fonoaudiologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário