As primeiras iniciativas de atuação dos percussores em Fonoaudiologia ocorreram isoladamente, com o objetivo de corrigir defeitos da fala e voz. Os profissionais responsáveis em geral eram educadores que recebiam uma formação básica para atuarem como ortofonistas, sendo que a prática era desenvolvida de acordo com cada caso clínico (CORDEIRO et al, 2006).
O trabalho dos primeiros ortofonistas eram de definir um diagnóstico e determinar a patologia da fonética, marcando a pratica profissional centrada apenas na patologia.
Diante da multiplicidade racial e cultural expressa nos diferentes comportamentos, valores e falares da população, a Fonoaudiologia surgiu atrelada a um conjunto de instituições e agentes, para combater as diversidades lingüísticas, classificadas como sinal de anormalidade e patologia social que colocavam em risco o progresso do país.
A Fonoaudiologia chegou ao Brasil em meados da década de 1940, os fonoaudiólogos eram conhecidos como: logopedistas, terapeutas da palavra, terapeutas da fala, reeducadores, realfabetizadores, entre outros.
De acordo com Meira (1998), o início da profissão de fonoaudiólogo em nível superior, foi dado com a vinda ao Brasil do doutor Júlio Bernaldo Quirós e de sua assistente Rosa Vispo e posteriormente com a ida de dois médicos brasileiros (Dr. Américo Morgante e Dr. Mauro Spinelli) à Argentina, onde se especializaram em “foniatria”. Ao voltarem para o Brasil, trabalharam em suas respectivas universidades de origem, nos cursos de graduação em “logopedia” para formar terapeutas que tratassem de indivíduos com problemas de voz, fala, linguagem e audição.
Na década de 60 começaram a surgir os primeiros cursos de Fonoaudiologia voltado para a reabilitação ou reeducação de distúrbios da comunicação e avaliação auditiva, numa visão idealizada de homem sadio e de linguagem correta (CORDEIRO et al, 2006).
Bom dia!
ResponderExcluirOntem tive a oportunidade de ver o filme "O Discurso do Rei" e fiquei emocionada com a atuação do terapeuta que tanto ajudou na superação das dificuldades na fluência do Rei! Surgiu a curiosidade de saber quando surgiu esta profissão que escolhi e que amo a cada dia mais, valeu pelas informações!!! Na Europa creio que deve ter surgido ainda mais cedo ... enfim amo muito minha profissão!!! Sou feliz demais fazendo o que amo!!!
Patrícia Escobar/
O Sra Patty, como é que você trabalha numa área que não sabia como surgiu? Literalmente sem noção.. Curso Fonoaudiologia, e obviamente quando me formar saberei o surgimento da minha profissão. Por que você não sabia da sua?
ResponderExcluirAtt. O,C.