Descrição do Blogger

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA AJUDAR OS INDIVÍDUOS A ENTENDEREM A FONOAUDIOLOGIA COMO CIÊNCIA,SABER QUEM É O FONOAUDIÓLOGO, EXPLICAR SOBRE AS DIVERSAS DOENÇAS QUE ESTE PROFISSIONAL PODE TRATAR, E PRINCIPALMENTE CONTRIBUIR PARA A DIVULGAÇÃO DESTA PROFISSÃO TÃO MARAVILHOSA.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é?

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD .

Quais são os sintomas de TDAH?

A tríade sintomatológica clássica da síndrome caracteriza-se por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Independentemente do sistema classificatório utilizado, as crianças com TDAHsão facilmente reconhecidas em clínicas, em escolas e em casa. A desatenção pode ser identificada pelos seguintes sintomas: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido ematividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividadeslúdicas; parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra; não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; dificuldade em organizar tarefas eatividades; evitar, ou relutar, em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; e ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias. A hiperatividade secaracteriza pela presença freqüente das seguintes características: agitar as mãos ou os pés ou se remexer na cadeira; abandonar sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; correr ou escalar em demasia, em situações nas quais isto éinapropriado; pela dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer; estar frequentemente "a mil" ou muitas vezes agir como se estivesse "a todo o vapor"; e falar em demasia. Os sintomas de impulsividade são: frequentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas; com frequência ter dificuldade em esperar a sua vez; efreqüentemente interromper ou se meter em assuntos de outros(American PsychiatricAssociation, 1994).

Segundo estudos nacionais e internacionais situam a prevalência do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) entre 3% e 6%, sendo realizados com crianças em idade escolar na sua maioria. O impacto desse transtorno na sociedade é enorme, considerando-se seu alto custo financeiro, o estresse nas famílias, o prejuízo nas atividades acadêmicas e vocacionais, bem como efeitos negativos na auto-estima das crianças e adolescentes. Estudos têm demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um risco aumentado de desenvolverem outras doenças psiquiátricas na infância, adolescência e idade adulta (ROHDE, 2000).

QUAIS SÃO SUAS CAUSAS?

  • Hereditariedade

  • Substâncias ingeridas na gravide
  • Sofrimento fetal
  • Exposição a chumbo
  • Problemas Familiares

DÚVIDAS? LEIA na revista VEJA o seguinte artigo: Desfazendo os mitos sobre distúrbios de atençãoNão restam mais dúvidas de que a DDAH é real: exames deixam claro sua relação com a baixa atividade em determinadas regiões do cérebro.



Um comentário:

  1. sou portador de DDA, pensso todos os dias o que serar do meu futuro e fico cada vez mais preocupado, quando consigo parar de penssar no meu problema me sinto mais feliz. esse mundo tão cheio de cobrança as vezes me sinto incapaz... minha familia nunca me deu apoio... eles dizem que eu nao tenho isso e que sou normal... minha mãe tem dinheiro para pagar meu tratamento mas ela insiste em dizer que eu nao tenho nada e que é coisa da minha cabeça... tem horas que da vontade de me suicidar. eu tenho 24 anos, ja mudei de curso da faculdade 3 vezes, nao consigo aprender portugues, hoje tenho minha familia que me ajuda a me sustentar, amanha eu não sei que tipo de dificuldade irei encontrar pela frente, mas eu tenho deus no meu coração, sei que ele não deixarar nada me faltar. estudo todos os dias, tento ao maximo dar o melhor de mim e vou vivendo minha vida. meu email é rodrigogordiano@hotmail.com qual quer duvida ou sujestão eu ficarei grato em retribuir.

    ResponderExcluir