ANS amplia a lista dos procedimentos de saúde que devem ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Outra novidade, que havia sido anunciada na semana passada, é a cobertura do implante coclear.
O implante coclear passa agora a fazer parte dos procedimentos cobertos pelos planos de saúde. O implante, conhecido como “ouvido biônico”, é um equipamento eletrônico computadorizado que substitui totalmente o ouvido de pessoas com surdez total ou parcial.
De acordo com resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicada no “Diário Oficial da União”, o implante agora está incluído no “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde”, que constitui a referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.
O funcionamento do implante coclear difere do Aasi (Aparelho de Amplificação Sonora Individual). O Aasi amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimular as fibras neurais em diferentes regiões.
O aparelho, considerado uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina, existe há alguns anos e atualmente é usado por mais de 100 mil pessoas no mundo, segundo o Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário